quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Atividade Hipertexto

1. Encontrar exemplos e explicar:
a) As características do hipertexto são:
  • Não - Linearidade: onde não há caminhos pré-definidos a serem seguidos; o usuário tem a liberdade de seguir o próprio caminho, pode definir da forma que achar mais apropriada o domínio do qual vai se utilizar, criando, por exemplo, o seu próprio.
  • Multilinearidade: quando há vários caminhos já prontos, linhas que podem ser seguidas; não pode-se interferir em links já prontos, ha apenas vários links que podem ser utilizados.
  • Modularidade: é a possibilidade de moldar, encaixar da forma que a pessoa quiser na Web um domínio, como por exemplo ao montar um blog ou um fotolog.
  • Estrutura de rede: criar links, estruturando de forma a ''ligar'' as informações.

- EXEMPLOS DE HIPERTEXTOS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pelotas

Ao pesquisar sobre a cidade de Pelotas, no site Wikipédia, A enciclopédia livre, há hipertextos que levam à informações sobre o estado do Rio Grande do Sul, à cidade de Porto Alegre e ainda às Universidades existentes na cidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo

Pesquisando sobre Jornalismo, no mesmo site de informações Wikipédia, há hipertextos que levam à informações sobre notícia, comunicação, imprensa, rádio, televisão e etc.

b) Os tipos de hipertexto são:

  • Exploratório: são aqueles hipertextos que não permitem interferência, que são apenas leitura. Ex.: sites de busca, nos quais apenas é possível acessar a informação que nos é repassada.
  • Construtivo: são aqueles hipertextos que podem sofrer interferência, que o usuário pode construir. Ex.: blogs, fotologs (com comentários), páginas do orkut (com scraps e depoimentos).

c) Os tipos de links são:

  • Associativos: são links diretos; aqueles nos quais se clica esperando-se ler a notícia de forma direta.

Ex.: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL92163-5601,00.html

  • Estruturais: são links que estruturam a página, organizam a informação, como, por exemplo, um menu à esquerda das páginas, contendo itens nos quais se clica esperando uma lista de notícias a respeito de determinado assunto. Ex.: Na página da Globo (http://www.globo.com/) há este menu.

2. Analisar a ficcção ''hipertextual'' encontrada na gincana.

a) Ela é multilinear ou não-linear? Explique.

A ficção hipertextual da gincana é multilinear, tendo em vista que há determinadas opções dentro do jogo nas quais podemos clicar; não podemos criar uma nova opção, são aquelas que o jogo oferece e dentro dessas possibilidades temos que encontrar a solução.

b)Ela altera o modo através do qual a leitura acontece? Explique.

Sim, pois de acordo com as opções que escolhemos utilizar no jogo, a história se desenrola de determinada forma; se mudarmos essa nossa escolha, o rumo da história (do jogo, no caso) também mudará, alterando o produto final.

3. Weblogs são exemplos de escrita coletiva? Explique.

Sim, pois os blogs possibilitam aos leitores uma interação através de comentários e há, ainda, os blogs que são produzidos por mais de uma pessoa, o que permite também a publicação de mais de uma idéia, ou idéias coletivas.

4. Fotologs são exemplos de virtualização? Explique.

5. Texto Coletivo.

Depois de acessar o site http://www.co-link.org/, seguimos as instruções de forma a realizar a atividade de forma satisfatória. A página com a qual eu interagi foi: http://www.goldentrip.com.br/indexbr.html

4 comentários:

raquel disse...

OK! Mas não precisas sempre dizer que o hipertexto é MULTI e não-linear. Podes optar por apenas uma delas e defendê-la.

Laura Trápaga disse...

hellooooooo coleguinha

raquel disse...

Tá e aí? Tem que atualizar. :)

Paula Gracioli disse...

GRONF

:)